NATAL (7): PREPARAÇÃO – SAGRADA FAMÍLIA

EVANGELHO – Lc 1, 26-38

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”! Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”! E o anjo retirou-se.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus
: Hoje é uma festa muito grande. Comemoramos o dia em que a Igreja proclamou o dogma da Imaculada Conceição, isto é, que Nossa Senhora nasceu sem o pecado original.

Nossa mãe é tão especial, mas tão especial, que Deus a concebeu sem o pecado original para que não tivesse nenhuma união com o mal e pudesse ser uma digna morada para a concepção de Jesus e muitos outros motivos mais. Nossa Senhora é única criatura com este privilégio. Nem os anjos tiverem esta graça.

A Maria Nazaré nos sugere a seguinte reflexão para a festa de hoje:

8 de Dezembro

Quem é esta Mulher, esta Princesa, esta Rainha que irradia do presépio uma luz celestial? É a Filha de Deus Pai, é a Mãe de Deus Filho, é a Esposa de Deus Espírito Santo. É a Imaculada, é a Virgem Maria, é a Nossa Senhora! Menino, me explica este mistério: como pode esta criatura – a que mais perto está de Deus! – ser também a que mais perto está de nós? Sem dúvida, é a sua obra prima! Sim, esta Mulher, que jamais conheceu o pecado, compreende como ninguém as misérias dos homens. Não se assusta, não se afasta, não julga, apenas ama. Com sua presença – suave e materna – já nos purifica e nos perfuma. Não é preciso saber pedir, não é preciso saber rezar. Ela nos entende ao cruzar com o nosso olhar. Menino, hoje deixarei que Maria passe na frente, tome a palha da minha mão e a coloque junto a Ti. Esta será a palha da Confiança em Maria. Ela me dará uma “piscadinha” carinhosa, e dirá a teu ouvido qual a graça que mais necessito no dia de hoje. Obrigado, Mãezinha, pois você sempre adivinha! Obrigado, Menino, por deixar que a sua Mãe seja também minha.

Comentário:

Que mãe maravilhosa Deus deu para nós! Deu-nos a sua mãe, uma mãe que a preparou com todo cuidado. Tudo o que Deus poderia adornar numa criatura humana, Ele adornou em Maria. Por isso, Nossa Senhora toca o Céu e toca a terra. Toca o Céu, pois nasceu sem pecado original e com mais graças do que todos os Anjos e santos juntos. Toca a terra, pois é um ser humano como nós.

Toda a missão de Nossa Senhora depois que Jesus subiu aos Céus é, com todo o seu poder, cuidar de nós, proteger-nos e levar-nos para o Céu. Deus é maravilhoso e sabe que o maior bem que temos é pertencer a uma família, ter uma mãe e um pai que nos amam, ter irmãos que compartilham a nossa vida.

Sabendo disso, fez com que sua família aqui na terra fosse nossa. Deu-nos sua mãe como nossa mãe e seu pai como nosso pai. Que saibamos viver dentro desta família extraordinária: que Nossa Senhora seja realmente nossa mãe e São José realmente o nosso pai. E que Jesus seja nosso irmão mais velho. Vivendo no seio desta família nossa vida se transformará totalmente.

NATAL (7): PREPARAÇÃO – SAGRADA FAMÍLIA

You may also like

NOSSA SENHORA: SEU PODER DE INTERCESSÃO
EVANGELHO - Jo 2, 1-11 Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da ...
BATISMO DO SENHOR: VALOR DO BATISMO
EVANGELHO - Lc 3, 15-16.21-22 Naquele tempo: O povo estava na ...
NATAL: LIÇÃO DE MANSIDÃO
EVANGELHO - Lc 5, 12-16 Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e ...
NOSSA SENHORA: MÃE DE DEUS
EVANGELHO - Lc 2, 16-21 Naquele tempo: Os pastores foram às pressas a ...
BÊNÇÃOS DE DEUS: COMO AS ATRAÍMOS
EVANGELHO - Lc 2, 36-40 Naquele tempo: Havia também uma profetisa, ...
SAGRADA FAMÍLIA: MELHORAR O AMBIENTE DA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 2, 41-52 Os pais de Jesus iam todos os anos a ...
NATAL – O MODO DE AGIR DE DEUS
EVANGELHO - Lc 2, 15-20 Quando os anjos se afastaram, voltando para o ...
NATAL (23): PREPARAÇÃO – ORAÇÃO PARA A NOITE DE NATAL
EVANGELHO - Lc 1, 67-79 Naquele tempo: Zacarias, o pai de João, ...
NATAL (22): PREPARAÇÃO – ESPERANÇA
EVANGELHO - Lc 1, 57-66 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ...
NATAL (21): PREPARAÇÃO – SILÊNCIO
EVANGELHO - Lc 1, 39-45 Naqueles dias, Maria partiu para a região ...
Page 1 of 33
Rolar para o topo