MANDAMENTOS: O MANDAMENTO POR EXCELÊNCIA

EVANGELHO – Mc 12, 28b-34

Naquele tempo: Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje é muito importante para reorientar todo o nosso coração neste tempo de Quaresma. Jesus fala hoje de qual é o primeiro mandamento, o mandamento mais importante, qual deve ser a nossa maior preocupação aqui na terra.

Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”!

Quando Jesus diz, ouve, ó Israel, está dizendo ouçam, prestem atenção, guardem no fundo do coração o que vou dizer meus filhos o que vou dizer agora, pois é muito, muito importante. Então diz: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus… e aí Cristo vai dizer como deve ser o amor por Ele.

O primeiro que vai dizer é que devemos amá-lo com TODO o nosso coração. Ou seja, que não devemos amá-lo com uma partezinha do nosso coração, mas com todo ele.

Isso significa, em primeiro lugar, que Deus deve ser o grande sentido da nossa vida. Que todo o nosso coração deve estar voltado para Ele assim como qualquer apaixonado que passa o dia pensando na pessoa amada. Que tudo o que fazemos tenha como objeto amá-lo e servi-lo: nosso trabalho profissional, o cuidado da família, o descanso, o esporte, uma ação social etc.

Implícito em que Deus deve ser o grande sentido da nossa vida, é que o nosso amor a Deus deve ser o maior amor. Devemos amar a Deus mais do que os filhos, a esposa, o marido, o trabalho, a carreira profissional, o lazer etc.

Esta proposta de Cristo é extraordinária, pois se o amor a Deus for o maior amor, os outros amores se tornarão muito mais belos e elevados, pois o amor a Deus guia, dá sentido e potencializa os outros amores. Assim, por exemplo, a melhor maneira de amar um cônjuge é amar a Deus sobre todas as coisas, pois o amor a Deus elevará o amor ao cônjuge à sua máxima expressão. A melhor maneira de amar uma profissão e ser um excelente profissional é amar a Deus sobre todas as coisas, pois o amor a Deus dará um sentido profundo à vocação profissional – pois ela é uma missão que faz parte dos planos de Deus – e nos levará a potencializar ao máximo as nossas qualidades, para sermos um grande instrumento nas suas mãos e servir melhor a sociedade.

Amar a Deus com todo o nosso coração significa também alimentar esse amor para que cresça cada vez mais ao ponto de estarmos apaixonados por Ele e o seu amor se manifeste por palavras e obras.

Amar a Deus com todo o nosso coração significa também obedecer tudo, e não só algumas coisas, alguns mandamentos, que Deus nos manda, com grande alegria e amor.

Depois Jesus vai dizer que devemos amar a Deus com toda a nossa alma. Amar com toda a alma é identificar a nossa alma com a alma de Deus.
Identificar a nossa alma com a dEle é reproduzir a vida de Cristo em nós:
– vivendo os seus mandamentos, as suas bem-aventuranças e os seus sacramentos: sei quais são? Vivo todos eles?
– seguindo os seus conselhos no dia a dia;
– lutando por parecer-nos cada vez mais com Cristo: na bondade, no amor, na responsabilidade, na lealdade, na generosidade, na humildade, no desprendimento dos bens materiais, etc.

Depois Jesus vai dizer que devemos amar a Deus com toda a nossa força. Seguir Cristo com toda a nossa força quer dizer empreender toda a força para amá-Lo, para querê-Lo cada vez mais, para viver os seus mandamentos, para seguir os seus conselhos, para lutar por parecer-nos cada vez mais com Ele etc.

Nesse sentido, qual é a força que tenho colocado, por exemplo, para amar a Deus sobre todas as coisas, para que Deus seja o meu principal foco, a minha maior preocupação e atenção em cada dia da minha vida? Qual é o esforço que tenho feito para ir à Missa todo domingo? Qual é o empenho que tenho mostrado para rezar diariamente? É maior do que o esforço para cuidar do meu corpo (indo à academia, fazendo rigorosas dietas etc), é maior do que o esforço que coloco para trabalhar e ganhar dinheiro ou ir atrás dos meus gostos e interesses?

Por fim, Jesus nos diz que temos que amar a Deus com todo o nosso entendimento. Por que Jesus está nos dizendo isso? Por vários motivos.
Em primeiro lugar, porque Deus quer que o amemos com todo o nosso ser. Isto é, não só com o nosso coração, mas também com a nossa vontade (a nossa força, que mencionamos acima) e com a nossa inteligência. Se eu o amar somente com o meu coração, estarei amando-o de modo imperfeito.

Em segundo lugar porque quanto mais se conhece, mais se ama. Quanto mais eu conhecer a Deus, mais o admirarei e, consequentemente, mais o amarei. E Deus é, ao contrário da criatura humana, inabarcável. Assim, conhecê-lo e, em consequência, amá-lo, é um processo infinito.

Temos que guardar no fundo do coração estas palavras de Cristo: Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! E agora já sabemos o seu significado. Que realmente vivamos assim todos os dias da nossa vida!

MANDAMENTOS: O MANDAMENTO POR EXCELÊNCIA

You may also like

ASCENSÃO DO SENHOR: MISSÃO DE EVANGELIZAR
EVANGELHO - Mc 16, 15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze ...
SANTA CATARINA DE SENA: SUA VIDA, 10 MANDAMENTOS
EVANGELHO - Jo 14, 21-26 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
SÃO MARCOS: QUE OS EVANGELHOS NOS TRANSFORMEM
EVANGELHO - Mc 16, 15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze ...
ESPERANÇA (7): TER MEDO APENAS DE PERDER OS BENS ETERNOS
EVANGELHO - Mc 16, 9-15 Depois de ressuscitar, na madrugada do ...
MANDAMENTOS: SÃO IRREVOGÁVEIS
EVANGELHO (Mt 5, 17-19) Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
MANDAMENTOS: NÃO VIVÊ-LOS É DESTRUIR O TEMPLO DE DEUS
EVANGELHO - Jo 2, 13-25 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus ...
CÉU: CONSOLO PARA TODO SOFRIMENTO NA TERRA
EVANGELHO - Mc 9, 2-10 Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago ...
CARIDADE (16): COMBATER O EGOÍSMO (2)
EVANGELHO - Mc 8, 14-21 Naquele tempo: Os discípulos tinham se ...
JESUS CRISTO (12): O AMOR POR ELE (1)
EVANGELHO Mc 8, 11-13 Naquele tempo: Os fariseus vieram e começaram a ...
PECADOS: PEDIR A CURA DELES MUITAS VEZES E COM TODA SIMPLICIDADE
EVANGELHO - Mc 1, 40-45 Naquele tempo: Um leproso chegou perto de ...
Page 1 of 11
Rolar para o topo