JESUS: SEU AMOR POR NÓS, SAGRADO CORAÇÃO

EVANGELHO – Lc 15, 3-7

Jesus propôs aos escribas e fariseus a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.
Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:

No dia 27 de dezembro de 1673, na festa de São João Evangelista, Santa Margarida Maria de Alacocque, aos 25 anos, estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento e teve a primei-ra de várias visões de Jesus Cristo, que seria repetida ao longo de dois anos, toda primeira sexta-feira do mês.

Em 1675, durante a oitava de Corpus Christi, Jesus se manifestou de coração aberto e, apontando com a mão ao coração, lhe disse:
– que promovesse o amor à comunhão frequente, sobretudo nas primeiras sextas-feiras de cada mês.
– devia ser uma prática reparadora, e o Senhor prometeu-lhe fazê-la participar do seu sofrimento no Horto das Oliveiras nas noites dessa primeira quinta para sexta-feira de cada mês…

Tornou a aparecer-lhe um ano mais tarde e, mostrando-lhe o seu Sacratíssimo Coração, dirigiu-lhe estas palavras, que têm alimentado a piedade de tantas almas:

“Olha este Coração que tanto amou os homens e que a nada se poupou até esgotar-se e consumir-se para lhes manifestar o seu amor; e em reconhecimento, Eu não recebo da maioria dos homens senão ingratidões pelas suas irreverências e sacrilégios e pela frieza e desprezo com que me tratam neste sacramento de amor.
“Mas o que mais me dói é ver-me tratado assim por almas que me estão consagradas.
Por isso te peço que se dedique a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento a uma festa particular destinada a honrar o meu Coração, comungando nesse dia e desagravando-me com algum ato de reparação…”

Segundo o testemunho de Margarida, o referido Coração estava cercado de chamas, coroado de espinhos, com uma ferida aberta da qual saía sangue e uma cruz emergia de dentro.

Imagem do Sagrado Coração

A imagem que conhecemos do Sagrado Coração de Jesus não é uma criação artística humana. Trata-se de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Nesta imagem há vários símbolos que podem nos ajudar a entender e crescer no amor ao Sagrado Coração de Jesus. Hoje vamos considerar só dois.

Primeiro símbolo: o Coração de Jesus fora do peito

O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo eloquente do amor de Deus por nós. O coração é o símbolo do amor. E ver este símbolo nos diz muito. No AT era mais difícil para nós visualizarmos o amor de Deus, mas Jesus assumindo a natureza humana e nesta visão mostrando o seu coração, toca profundamente o nosso coração.

Jesus quer estabelecer uma comunicação de coração a coração. E o que Ele mostra neste coração? Em primeiro lugar que Ele nos ama. Mas o seu amor não é um amor qualquer, pois este coração aparece em chamas.

Segundo símbolo: o coração de Jesus ardendo em chamas

O que significa isto? Jesus está nos mostrando que seu coração é uma verdadeira fornalha de amor por nós. Veja, por exemplo, o que Jesus disse um dia à Gabrielle Bossis, aquela francesa que já comentei em outra ocasião que falava diariamente com Jesus. Num determinado dia, ela se dirigiu a Jesus e lhe disse:

6 de novembro de 1940. Hora Santa. “O Meu Desejo de dar-Me é imenso. Não imaginas o esforço que Me custa não dar, negar-Me a dar (…) O Meu Coração é uma Fogueira que sofre, por ter de reduzir a Sua Chama devoradora. Ativai-A! A conquista do Mundo inteiro não é grande demais para o que são os Meus Fogos! Pedi, pois, sem temor de exceder-vos. Conhecei os Meus Ardores! Senti o calor de Meu zelo por vós. (Ele e eu, Gabrielle Bossis, Cultor dos Livros).

21 de outubro. Hora Santa. Sou sensível a tudo o que é afeto e delicadeza. E como a Minha Natureza é muito mais delicada, já que também Sou Deus, a Minha Sensibilidade é extrema (…) Sede irresistíveis com o vosso amor, com o vosso abandono, com a vossa humildade;

Que palavras tão bonitas, não é verdade! Este é o Coração de Cristo! Esta é uma pálida ideia do seu amor.

Como fazer para que este Coração em chamas penetre no nosso coração? Darei duas dicas:
– começar a pedir perdão a Jesus das nossas pequenas faltas que cometemos contra Ele durante o dia
– dizer a Jesus muitas vezes ao dia: Senhor, que queres de mim? Que queres que eu faça?

Estas duas práticas vão nos aproximar muito de Nosso Senhor e a fogueira do seu Amor começará a atear fogo no nosso coração. Experimentem!

JESUS: SEU AMOR POR NÓS, SAGRADO CORAÇÃO

You may also like

JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
DOUTRINA (14): JESUS CRISTO (2)
EVANGELHO - Mt 7, 15-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO: SEU SAGRADO CORAÇÃO
EVANGELHO - Jo 19, 31-37 Os judeus temeram que os corpos ficassem na ...
DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (3)
EVANGELHO - Jo 16, 29-33 Naquele tempo: Os discípulos disseram a ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (2)
EVANGELHO - Jo 15, 26 - 16, 4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS: O SEU CORAÇÃO REVELADO NA ORAÇÃO SACERDOTAL
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: SEM MIM NADA PODEIS FAZER
EVANGELHO - Jo 15, 1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: SEGUI-LO É FAZER OBRAS MARAVILHOSAS; SEM ELE NADA PODEMOS FAZER
EVANGELHO - Jo 14, 7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: É O BOM PASTOR, SEGUIR A SUA VOZ
EVANGELHO - Jo 10, 11-18 Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom ...
Page 1 of 7
Rolar para o topo