JESUS: SEGUI-LO, VALE A PENA

EVANGELHO – Mt 8, 18-22

Naquele tempo; Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Que bonito é ver no Evangelho pessoas que se aproximam de Deus e tomadas de arrebato ao ouvi-lo, ao vê-lo, sentem-se movidas a deixar tudo para seguir Jesus: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.

E é interessante ver a resposta de Jesus: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

O que será que Jesus quis dizer com isso? Que segui-lo supõe vencer o comodismo, supõe sacrifício: “o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, o Filho do Homem não tem o conforto da sua toca, do seu cantinho. Como Nosso Senhor disse em outra ocasião: “o Reino dos Céus, os violentos o arrebatam”.

Qual são os principais sacrifícios que enfrentam quem deseja seguir Jesus Cristo? Eu diria que são três:
– o sacrifício que supõe fazer a sua vontade
– o sacrifício que supõe lutar contra o “homem velho”; São Paulo dizia que há em nós um homem novo e um homem velho. O home novo é aquele que descobriu Jesus Cristo e procura segui-lo. O home velho é o homem de antes, que por não seguir Jesus Cristo, seguia não a Ele, mas às paixões deste mundo. Estes dois homens estão diariamente em batalha e assim estarão até o último dia nosso aqui na terra.
– o sacrifício de ser perseguido pelos inimigos de Cristo, os inimigos dos seus mandamentos e ensinamentos.

Uma boa pergunta que podemos fazer hoje é esta: estou disposto a enfrentar estes sacrifícios?

Muitas pessoas ficam no meio do caminho porque são fracas e porque não estão dispostas a combater à sério o homem velho. Ficam tentando compaginar o servir a Deus e servir às paixões do mundo.

Será que tenho sido uma pessoa fraca não querendo largar o anel como na história do Senhor dos Anéis, “my precios”, ou com medo da pressão do ambiente, do deboche por seguirmos coerentemente os ensinamentos de Cristo?

Se estamos fracos por estarmos presos às paixões do mundo, vale a pena ler estas palavras de Thomas a Kempis no seu famoso livro “A imitação de Cristo”:

“Toda criatura geme, diz o Apóstolo; e de século em século, todo o mundo o repete depois dele. Que buscas pois, nas criaturas? Que lhes pedes, e o que elas podem dar-te? Sempre agitadas, cheias de inquietações, desejam como nós o repouso e não o encontram. Como te viria a paz se as próprias paixões geram angústias e tempestades? Desengana-te, cessa de dizer às paixões: dai-me sossego. O sossego está em Deus, e só em Deus. Só nele se acha paz, quietação, alegria e consolação. Volta-te para o Senhor teu Deus e renuncia a tudo o mais: então, e só então começarás a gozar da verdadeira felicidade (Os 14, 2). Como o cervo sequioso anseia pelas correntes das águas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei na sua morada e verei tua face Senhor (Sl 41, 2)”. (Imitação de Cristo).

Lição: Todas as pessoas se sacrificam para buscar o ideal. Por que não vamos topar o sacrifício quando o ideal é a conquista do Céu para sempre, para sempre? Vale a pena, vale mais que todo o ouro do mundo.

JESUS: SEGUI-LO, VALE A PENA

You may also like

SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (3)
EVANGELHO - Jo 16, 29-33 Naquele tempo: Os discípulos disseram a ...
JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (2)
EVANGELHO - Jo 15, 26 - 16, 4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS: O SEU CORAÇÃO REVELADO NA ORAÇÃO SACERDOTAL
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu ...
JESUS CRISTO: SEM MIM NADA PODEIS FAZER
EVANGELHO - Jo 15, 1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: SEGUI-LO É FAZER OBRAS MARAVILHOSAS; SEM ELE NADA PODEMOS FAZER
EVANGELHO - Jo 14, 7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
JESUS CRISTO: É O BOM PASTOR, SEGUIR A SUA VOZ
EVANGELHO - Jo 10, 11-18 Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
Page 1 of 27
Rolar para o topo