EVANGELHO – Jo 20, 2-8
No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: Como dissemos, hoje é a festa de São João Apóstolo e Evangelista. São João foi um Apóstolo muito especial. Num livro muito bonito que recomendo a todos, tem o título em latim, In Sinu Iesu, no peito de Jesus, Jesus fala que deu a este apóstolo uma graça especial, a graça do amor. Será João, por exemplo, que reclinará o seu peito no coração de Jesus na Última Ceia.
Vejam as palavras de Jesus neste livro. Elas são dirigidas a um sacerdote beneditino que não quis se identificar por humildade:
Sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Meu Coração Eucarístico transborda de amor pelos meus sacerdotes. Daria a cada um deles a graça que dei a São João, meu discípulo amado: a graça da intimidade com meu Coração e com o Coração Doloroso e Imaculado de minha Mãe.
Eu renovaria o sacerdócio da minha Igreja deste modo. Eu faria de meus sacerdotes faróis de santidade. Transmitiria às suas línguas e às suas mãos as mesmas graças que derramei sobre meus apóstolos no princípio da minha Igreja.
Terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Santuário de Nossa Senhora de Knock, Irlanda
Quero que modeles tua própria vida tomando como exemplo a vida de São José e de São João. Vive na minha santa intimidade. Compartilha tudo comigo. Não há necessidade de que tu ou qualquer outro sacerdote esteja solitário. Meu Coração está aberto para todos os meus filhos sacerdotes, e àqueles que me pedem nunca recusarei a graça da minha intimidade particular, que é a participação na graça especial conferida no princípio a São José e a São João.
Quinta-feira, 8 de maio de 2008
Sim, eu te chamei para ser outro João. Quero que contemples minha Face com toda a doçura e adoração que o Espírito Santo concedeu-lhe durante os anos que passou em minha companhia.
João foi o amigo do meu Coração. Quando ele viu meu Coração perfurado no Calvário, seu próprio coração também foi perfurado.
Jesus, então, diz que deu a São João esta graça especial do amor, da intimidade com Ele e diz que todos nós podemos ganhá-la, apesar de estar se dirigindo de modo especial aos sacerdotes. Para ganhá-la, Jesus nos diz para pedi-la, “àqueles que me pedem nunca recusarei a graça da minha intimidade particular”, e diz também em muitas ocasiões que dará esta graça compartilhando a nossa vida com Ele diante do Sacrário. Jesus chega a dizer que tudo mudaria na nossa vida se o visitássemos mais vezes no Sacrário, se o procurássemos frequentemente como nosso melhor Amigo, no Sacrário. Diz até que renovaria o mundo se os seus filhos rezassem mais diante do Sacrário.
Pouquíssimos pessoas hoje têm uma fé viva de que Jesus está no Sacrário das igrejas. O Sacrário é este lugar onde estão as hóstias consagradas, as hóstias que se tornaram o Corpo de Cristo durante a missa. São João Maria Vianney, um grande santo francês, dizia que o que mais vai nos impressionar ao chegar no Céu é ver Jesus cara a cara e saber que este mesmo Jesus está presente em todos os Sacrários das igrejas e nós não nos demos conta.
Lição: pedir a Deus a graça joanina, a graça do seu amor e fazer o propósito de frequentar mais vezes a igreja durante a semana para estar com o nosso grande Amigo que é Jesus e assim nossa vida será totalmente transformada.