JESUS CRISTO: É O BOM PASTOR, SEGUIR A SUA VOZ

EVANGELHO – Jo 10, 11-18

Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o Evangelho de hoje trás uma parte do famoso capítulo 10 de São João que é o capítulo do Bom Pastor.

O amor de Jesus por nós é imenso e ele se manifesta de inúmeros modos. Neste capítulo, Jesus vai nos mostrar seu amor através da imagem do pastor, uma imagem tão próxima daqueles habitantes da Palestina. Ele é o pastor e nós somos as suas ovelhas. Este discurso deixará tanta marca que na simbologia cristã aparecerá a imagem do pastor nas catacumbas e nas igrejas espalhadas por todo o mundo. E também aqueles que o seguem passarão a ser vistos como as suas ovelhas, o seu rebanho.

Jesus é o pastor, é o nosso pastor. O bom pastor, Jesus, tem um enorme carinho por suas ovelhas. E conhece cada uma delas. Aquela que é mais distraída, aquela que é mais comilona, aquela que é mais arisca. E trata cada uma da maneira que mais convém. Chama cada uma pelo seu nome.

O bom pastor, Jesus, vai na frente conduzindo as suas ovelhas. Ele é o primeiro em viver todas as virtudes. Como disse São Pedro na sua carta, Jesus primeiro começou a fazer e depois a ensinar.

O bom pastor, Jesus, lhes conduz para boas pastagens. Jesus nos conduz para o bom caminho aqui na terra e vai nos conduzindo para o Céu, para a felicidade infinita. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, diz Jesus”.

O bom pastor, Jesus, dá a sua vida pelas ovelhas. Faz o que for necessário para salvá-las. “Dou a minha vida pelas minhas ovelhas, diz Jesus”.

Lição: Deixar Jesus ser o nosso Pastor. Como Ele mesmo nos diz neste Evangelho, Ele é o nosso verdadeiro pastor. Os outros são ladrões e salteadores. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.

O que Jesus está querendo dizer com isto? Está falando do demônio que é aquele que quer nos levar à perdição. Jesus está dizendo para não seguir a voz do demônio. E como eu sei qual é a voz do demônio? É aquela que nos leva a fazer todo o contrário do que Jesus nos ensinou. Jesus nos ensinou a sermos temperantes; o demônio quererá que nós exageremos na bebida. Jesus nos ensinou a sermos puros, só os puros verão a Deus, nos ensinou a vivermos a castidade e o demônio vai nos dizer para aproveitar o sexo à vontade, tendo relações antes do casamento, pulando a cerca etc. Jesus nos ensinou que o que Deus uniu o homem não o separe; o demônio nos diz que isto é uma bobagem, que isto está ultrapassado, que a Igreja está ultrapassada. O demônio promete felicidade, é o pai da mentira, é um lobo com pele de cordeiro, mas o que quer é, como disse Jesus, roubar, matar e destruir.

Saibamos distinguir a voz de Jesus da voz do demônio. Saibamos seguir o que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, pois lá está toda a doutrina da Igreja, a doutrina de Jesus, pois a Igreja é Jesus, como já dissemos numa homilia falando sobre a Igreja.

JESUS CRISTO: É O BOM PASTOR, SEGUIR A SUA VOZ

You may also like

JESUS CRISTO: O AMOR POR ELE (4)
EVANGELHO - Mt 9, 18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe ...
SÃO TOMÉ APÓSTOLO: SUA VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 24-29 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, ...
DOUTRINA (14): JESUS CRISTO (2)
EVANGELHO - Mt 7, 15-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO: SEU SAGRADO CORAÇÃO
EVANGELHO - Jo 19, 31-37 Os judeus temeram que os corpos ficassem na ...
NOSSA SENHORA: MÃE DA IGREJA
EVANGELHO - Jo 19, 25-34 Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, ...
ESPÍRITO SANTO: FESTA DE PENTECOSTES
EVANGELHO - Jo 20, 19-23 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
BÍBLIA (19): REI DAVI (2)
EVANGELHO - Jo 21, 20-25 Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de ...
VIRTUDES HUMANAS (13): PACIÊNCIA (3)
EVANGELHO - Jo 21, 15-19 Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, ...
PLANO DA SANTIDADE (12): 3 AVE-MARIAS
EVANGELHO - Jo 17, 20-26 Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu ...
DOUTRINA (13): JESUS CRISTO (1)
EVANGELHO - Jo 17, 11b-19 Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo