JESUS CRISTO (1): QUEM ELE É? (1)


EVANGELHO – Mt 17, 22-27

Naquele tempo: Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
como já dissemos, estes são os últimos dias da vida de Jesus. Depois de passar pelo Monte Tabor, Jesus se dirige para a Galileia. Estando na Galileia Jesus profetiza novamente, como o fez em Cesareia de Filipe que irá ser morto e depois ressuscitará. Em Cafarnaum se dá este episódio da cobrança do imposto do Templo. Jesus, pagando este imposto, apesar de que é o próprio Deus, mostra a legitimidade dele. Da mesma forma, em outra ocasião, quando lhe perguntarem se se deve pagar o imposto a César, dirá que sim, “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Cristo aproveitará estas ocasiões para nos ensinar que devemos pagar os impostos legítimos que emanam de um governo legítimo.

Como dissemos, nas segundas-feiras vamos aproveitar para estudar e conhecer mais Jesus Cristo para despertar o nosso amor por Ele.

E a primeira pergunta que podemos fazer sobre Jesus Cristo é esta: quem é afinal de contas Jesus Cristo? A Igreja nos ensina que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que veio à terra, enviada pelo Pai, assumindo a natureza humana para nos salvar.

Segundo a revelação recebida por Deus à venerável Maria de Jesus Agreda, Jesus Cristo foi a primeira pessoa pensada pela Santíssima Trindade ao decidir realizar a criação. Deus lhe revelou que os primeiros seres pensados pela Santíssima Trindade são aqueles mais próximos à própria Trindade e, estas pessoas, são Jesus Cristo e Nossa Senhora.

Jesus Cristo foi pensado para ser a cabeça de toda a criação. Jesus, assumindo a natureza humana, sendo matéria e espírito, representa todo o criado que é material e espiritual. Jesus é assim também o rei de toda criação e toda a criação lhe deve dar glória e o deve ter como modelo.

Esta revelação coincide com o que São Paulo fala na sua carta ao Colossenses no primeiro capítulo:

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nEle. Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas.

Que palavras bonitas, não é verdade? Voltando à revelação de Deus à Maria de Jesus Agreda, Ele lhe revela que sendo Jesus a cabeça de toda criação, Ele viria à terra mesmo que o homem não tivesse cometido o pecado original.

Nossa Senhora foi a segunda pessoa pensada pela Santíssima Trindade, pois ela seria e é a mãe de Jesus Cristo. Vemos, então, como Nossa Senhora é importante.

Lição: Jesus é a cabeça de toda a criação. Que Jesus seja o centro de toda a minha vida. Assim, quanto mais eu me aproximar de Cristo, quanto mais amá-lo, mas eu me aproximarei do projeto da Santíssima Trindade para a criação e, consequentemente, mais feliz e mais em harmonia estarei. Pensemos nisso. Pensemos também que lugar Nossa Senhora, que logicamente está bem abaixo de Jesus por Jesus ser Deus, tem ocupado na minha vida.

JESUS CRISTO (1): QUEM ELE É? (1)

You may also like

PAI-NOSSO: A ORAÇÃO MAIS PERFEITA
EVANGELHO - Mt 6, 7-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ...
ESMOLA: GENEROSIDADE, QUARESMA
EVANGELHO - Mt 25, 31-46 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
TENTAÇÕES: SÃO BOAS E NÃO MÁS
EVANGELHO - Mt 4, 1-11 Naquele tempo: o Espírito conduziu Jesus ao ...
PENITÊNCIA: SEM BITOLAÇÃO, SABER FESTEJAR
EVANGELHO - Mt 9, 14-15 Naquele tempo: Os discípulos de João ...
QUARESMA: COMO VIVÊ-LA
EVANGELHO - Mt 6, 1-6.16-18 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
JESUS CRISTO (12): O AMOR POR ELE (1)
EVANGELHO Mc 8, 11-13 Naquele tempo: Os fariseus vieram e começaram a ...
JESUS CRISTO (11): É O PRÓPRIO DEUS (2)
EVANGELHO - Mc 6, 53-56 Naquele tempo: Tendo Jesus e seus discípulos ...
JESUS CRISTO (10): É O PRÓPRIO DEUS (1)
EVANGELHO - Mc 3, 22-30 Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham ...
JESUS CRISTO: SEGUI-LO, VALE A PENA
EVANGELHO - Jo 1, 35-42 Naquele tempo: João estava de novo com dois de ...
REIS MAGOS: SUA HISTÓRIA, EPIFANIA
EVANGELHO - Mt 2, 1-12 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na ...

Page 1 of 25

Rolar para o topo