HUMILDADE: PEQUENA VIA DE SANTA TERESINHA

EVANGELHO – Lc 10, 17-24

Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo:
“Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada vos poderá fazer mal.  Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
O Evangelho de hoje narra a volta dos 72 discípulos que foram em missão pregar a Palavra de Deus. Eles estão exultantes, pois eles foram imbuídos do poder de Deus e com isto expulsaram demônios, os demônios lhes obedeciam e outras coisas mais.

Ao mencionarem isto a Jesus, é interessante o que Nosso Senhor diz: “Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

Este comentário de Jesus dá muito o que pensar. É como se Jesus dissesse, não vos alegreis com as coisas mais extraordinárias que possais fazer aqui na terra, com todo o poder que alcançais aqui, toda a glória, toda a riqueza etc. O que realmente importa não é esta vida, mas a outra. O que realmente importa é ganhar o Céu. Que nada desta vida vos faça perder o foco principal: ganhar o Céu.

Em seguida, Jesus exulta de alegria ao ver estes seus filhos, estes 72 missionários, que por serem pequeninos, humildes, acolheram a sua Palavra e, justamente por isso, reproduziram a sua vida na missão que fizeram, fazendo o bem a muita gente.

O exemplo de uma santa que foi pequenina e, por isso, cresceu muito no amor a Deus foi Santa Teresinha do Menino Jesus cuja festa comemoramos hoje. Santa Teresinha é uma das santas mais queridas da Igreja. Há igrejas dedicadas a ela em todos os cantos do mundo.

Quem foi Santa Teresinha? Foi uma santa francesa que nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 e morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Aos 15 anos de idade entrou no Mosteiro das Carmelitas. Desde pequena, influenciada por pais muito santos, tinha um desejo muito grande de ser santa. Porém, quando conhecia a história dos santos, vendo seus feitos heroicos, sentia-se totalmente incapaz de imitá-los. Vivia neste conflito até que Deus, um dia, lhe ensinará a famosa “pequena via”.

O que é a “pequena via”? É percorrer o caminho da santidade por uma via “dos pequeninos”, daqueles mais frágeis, como ela se sentia. E este caminho consiste em, ao invés de fazer ações heroicas na penitência, nas orações e outras virtudes, fazer coisas pequenas, mas com muito, muito, amor, pois o que realmente importa é o amor a Deus.

Neste sentido, veja o que disse Jesus, uma vez, a uma francesa que também morreu muito santa:

Do que Eu sempre tenho sede é de vosso amor, desse amor livre (…) Então, busco caminhos desviados, para alcançar-vos sem infundir-vos temor.  Sou o Rei, e Me comporto como se fosse um servidor.  Eu esqueço das vossas ingratidões; não vejo senão o Meu Carinho e a Minha Fome de vós, como o dia em que lavei os pés a Judas e os apoiei sobre o Meu Coração, dizendo-lhe: “Judas, amigo Meu, esquece o teu projeto; escuta o teu Mestre, que te ama sempre”. Mas ele fingia não ouvir, e conversava com os outros; e Pedro lhe dizia com indignação: “Judas, o Mestre está te falando”. Desde esse dia falo continuamente às almas. Felizes daquelas que Me escutam com alegria e vêm a Mim com prontidão; pois habitamos na mesma morada, e nossas vidas se misturam, até ao ponto de não saber-se já o que pertence a cada uma.  E desta maneira chegamos à Unidade que busco em vós.

Nisto a pequena Teresinha servia aos Meus Desígnios; com um amor cheio de atenção, Me oferecia as coisas mais insignificantes; com uma ardente vontade de agradar-Me. Como queres que Eu resista a este fiel carinho infantil? E toda a alma pode fazer isso mesmo, e ainda mais, de acordo com as qualidades que recebeu quando veio a este Mundo. Não te parece que é bem simples isso de oferecer-Me as pequenezes do dia?” (Ele e eu, Gabrielle Bossis).

Outro dia já falaremos mais de Santa Teresinha.

Lição: Tirar o propósito de sermos pequeninos diante de Deus. A soberba, o orgulho, nos afastam de Deus. E tirar o propósito de seguir o caminho da “pequena via”: colocar muito, muito amor a Deus nas pequenas coisas de cada dia. E como Jesus disse: “Toda alma pode fazer isso (…) Não te parece que é bem simples isso de oferecer-Me as pequenezes do dia?”

HUMILDADE: PEQUENA VIA DE SANTA TERESINHA

You may also like

HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
HUMILDADE: E O NATAL, EXEMPLO DE SÃO JOÃO BATISTA
EVANGELHO - Mc 1, 1-8 Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de ...
HUMILDADE: ELA NOS ABRE PARA DEUS E NOS FAZ DESCANSAR
EVANGELHO - Mt 11, 25-30 Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te ...
HUMILDADE: COMBATER O ORGULHO
EVANGELHO - Mc 3, 7-12 Naquele tempo: Jesus se retirou para a beira do ...
HUMILDADE: EXEMPLO DE SÃO JOÃO BATISTA
EVANGELHO - Jo 1, 19-28 Este foi o testemunho de João, quando os ...
HUMILDADE: PORTA PARA DEUS
EVANGELHO - Lc 10, 21-24 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito ...
HUMILDADE: COMBATER A SOBERBA
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
HUMILDADE: SER COMO CRIANÇAS
EVANGELHO - Lc 9, 46-50 Naquele tempo: Houve entre os discípulos uma ...
HUMILDADE: SER PEQUENINO, NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
EVANGELHO Forma breve - Mt 1, 18-23 A origem de Jesus Cristo foi ...
SANTIDADE: A PEQUENA VIA DE SANTA TERESINHA
EVANGELHO - Mt 18, 1-5.10.12-14 Naquele tempo, os discípulos ...
Page 1 of 2
Rolar para o topo