EGOÍSMO: FECHA AS PORTAS DO CORAÇÃO PARA JESUS, PARA O AMOR

EVANGELHO – Mt 11, 16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: “Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito”! Veio João, que não come nem bebe, e dizem: “Ele está com um demônio”. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores”. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
É interessante o Evangelho de hoje. Jesus começa dizendo: “Com quem vou comparar esta geração?” Jesus, que é Deus, e conhece tudo, quer falar qual é o comportamento daquela geração de filhos seus. Então diz que são como crianças sentadas nas praças que gritam para os colegas dizendo: “Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito”! Veio João, que não come nem bebe, e dizem: “Ele está com um demônio”. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores”. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

O que Jesus quer dizer com isto? Ao dizer que esta geração se parece com as crianças, denota este capricho egoísta das crianças, no caso delas por falta de consciência e maturidade, de querer que as coisas sejam do seu modo: se uma criança toca flauta, ela quer que as pessoas ao redor dancem e, se não dançam, ficam de cara amarrada.

Quando uma pessoa é egoísta, ela não consegue enxergar o amor, não consegue ter a sabedoria de Deus. Ao ver São João Batista fazendo penitência, no seu egoísmo, fará troça deste exagero. Ao ver Jesus comendo e bebendo com os publicanos e pecadores, o censurará por estar se juntando a pessoas de má fama. Ou seja, o egoísta enxerga tudo sob o seu prisma mesquinho e egocêntrico.

Jesus quer que nos abramos ao amor, que nos libertemos das amarras da frieza do egoísmo. Enquanto não fizermos isto, nunca vamos entender a Deus, nunca vamos ouvir a sua voz, a voz dos mandamentos, como nos falam na Primeira Leitura, porque para o egoísta, a voz de Deus compromete, o faz sair do seu comodismo enfadonho. Vejam o que diz o profeta Isaías na Primeira Leitura.

Isaías, capítulo 48:

“Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Ou seja, Jesus vem para nos ensinar coisas úteis, isto é, os seus mandamentos, pois só eles nos darão paz, abundância de frutos espirituais. Mas para ouvir a sua voz, precisamos estar abertos ao amor, sair de nós mesmos.

Será que eu sou uma pessoa egoísta? Deus ocupa, de verdade, o primeiro lugar na minha vida? Será que sou eu quem ocupa o primeiro lugar? Procuro esquecer de mim mesmo? Procuro estar sempre pendente das necessidades dos demais, para ajudá-los, saindo do meu egocentrismo? Reclamo quando as pessoas me pedem ajuda?

Lição: para acolher Jesus no Natal precisamos abrir o nosso coração para Ele. Procuremos fazer atos de entrega aos demais nos próximos dias e assim nosso coração estará mais preparado para receber Jesus.

EGOÍSMO: FECHA AS PORTAS DO CORAÇÃO PARA JESUS, PARA O AMOR

You may also like

NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
CARIDADE: SERVIR; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 20, 17-28 Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para ...
PECADO: LUTA CONTRA A SOBERBA; QUARESMA
EVANGELHO - Mt 23, 1-12 Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a ...
CARIDADE: AMAR OS INIMIGOS; CONVERSÃO DA QUARESMA
EVANGELHO - Mt 5, 43-48 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
CARIDADE: FRUTO DO RESPEITO, CONVERSÃO DA QUARESMA
EVANGELHO - Mt 5, 20-26 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 25
Rolar para o topo