DEUS: VENCERÁ O DEMÔNIO, EXISTÊNCIA DO MAL

EVANGELHO – Lc 4, 31-37

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo: Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”.
E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus
: São Lucas começa dizendo que Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia. Cafarnaum ficava junto ao mar da Galileia. Hoje só restam alguns escombros, inclusive desta sinagoga onde Jesus esteve muitas vezes.

De repente aparece um homem possuído pelo demônio. É interessante que o demônio dá uma prova da divindade de Jesus dizendo estas palavras: “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Outra prova da sua divindade foi expulsar o demônio imediatamente sem nenhum ritual de exorcismo.

Penso que hoje é uma boa oportunidade de falar sobre o demônio, pois como vimos hoje e em várias situações da vida de Jesus, eles existem.

Quem são os demônios? Os demônios são anjos que se rebelaram contra Deus. Assim como nós, aqui na terra, estamos passando por uma prova para escolher se queremos ou não amar a Deus e viver para sempre no seu Reino, os anjos também passaram por esta prova que durou apenas um instante, pois pela natureza deles basta um instante para tomar esta decisão de modo irrevogável. Os demônios são, assim, anjos que diante desta prova, com a sua liberdade, disseram não a Deus. Dizer não a Deus de modo radical e irrevogável é ter ódio por Deus e, portanto, ódio ao amor e ao bem. Assim, os demônios têm ódio a Deus e estão obstinados no mal e querem levar todas as criaturas para o seu lado, para o mal, para o ódio eterno.

O líder de todos os demônios, quem liderou a revolta contra Deus, damos o nome de Satanás, pois satanás significa adversário.

Na famosa pergunta: quem vai vencer, Deus ou os demônios? Nada melhor do que recorrer à filosofia e, para quem não sabe, além de engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP eu sou doutor em filosofia pela Università della Santa Croce em Roma. Pois bem, pela teologia e pela filosofia sabemos que só existem dois tipos de seres viventes em todo o universo: o Criador e a criatura. A criatura é criatura, pois ela não tem o ser como próprio. Para a criatura existir, Deus que é o Ser subsistente, tem que dar o ser à criatura e mantê-la na existência. Por isso, nós dizemos que a criação se identifica com a conservação. Deus cria e conserva a criatura no ser. Então, se Deus tira o ser da criatura, ela cai imediatamente no nada. Então, eu pergunto: o que uma criatura, mesmo que seja Satanás e todos os demônios juntos, podem fazer contra o Criador? Nada, nada, nada. Apenas aquilo que o Criador permitir.

Desta forma, a batalha não tem a menor graça. E, se o demônio atua, se o mal existe, é só porque Deus permite. E, por que Deus permite o mal?

A melhor resposta que já ouvi sobre isto é, na minha opinião a de São Josemaria. Este santo dizia: veja um quadro. Os objetos que estão nele, são ressaltados se há sombra. Ou seja: Deus permite o mal para que o bem seja ressaltado, torne-se mais brilhante, mais belo. O mal faz aqueles que querem amar a Deus mais santos, mais belos, mais brilhantes. No fundo, o demônio, mesmo obstinado no mal, trabalha para Deus.

Lição: nunca mais perder a paz diante de todo o mal que há no mundo, diante de toda a cruz que padecermos. Se estamos do lado de Deus, a vitória é garantida.

DEUS: VENCERÁ O DEMÔNIO, EXISTÊNCIA DO MAL

You may also like

CRISTO REI: VENCERÁ TODO O MAL
EVANGELHO - Lc 23, 35-43 Naquele tempo: Os chefes zombavam de Jesus ...
EXISTÊNCIA DO MAL: POR QUE DEUS O PERMITE; ARREPENDER-NOS DOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 13, 1-9 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo ...
DEUS: VENCERÁ O DEMÔNIO, EXISTÊNCIA DO MAL
EVANGELHO - Lc 4, 31-37 Naquele tempo: Jesus desceu a Cafarnaum, ...
Rolar para o topo