CONVERSÃO: QUANDO IREI ME CONVERTER DE VERDADE?

EVANGELHO – Mt 11, 20-24

Naquele tempo: Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia
serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Jesus ao abandonar a cidade de Nazaré para dar início à sua vida pública, escolheu como lugar de residência a cidade de Cafarnaum, designada em algumas passagens do Evangelho como a sua cidade. A partir dela, irradiou a sua pregação pela Galileia e por toda a Palestina. É possível que se hospedasse em casa de Simão e que fizesse dela o centro das suas viagens apostólicas por toda a região. Como também é muito provável que não tenha havido outro lugar onde Jesus fizesse tantos milagres como nessa cidade.

Na margem norte do lago de Genesaré, não muito longe de Cafarnaum, estavam situadas outras duas cidades em que Jesus também realizou muitíssimos milagres. Mas, apesar de tantos sinais, de tantas bênçãos, de tanta misericórdia, as pessoas desses lugares não se converteram à passagem de Jesus. O Evangelho da Missa menciona as fortes palavras do Senhor a todas essas cidades que não quiseram arrepender-se dos seus pecados: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidon se tivessem feito os milagres que se fizeram em vós, há muito tempo que elas teriam feito penitência… E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás porventura até o céu? Hás de ser abatida até o inferno, porque se em Sodoma se tivessem feito os milagres que se fizeram em ti, talvez existisse até hoje.

Tantas graças e tantos milagres! E, no entanto, muitos dos habitantes dessas cidades não mudaram, não se arrependeram dos seus pecados.

Estas palavras do Evangelho de hoje devem ser uma censura para a dureza do nosso coração que se fecha tantas vezes aos apelos da graça de Deus. Faz lembrar aquelas palavras que Jesus disse uma vez à Santa Teresa de Ávila falando que Ele faz de tudo para nos convertermos: “Teresa, eu quis, mas os homens não quiseram”.

A nossa vida em direção ao Céu deve estar semeada de frequentes conversões, umas mais profundas e outras menos profundas. Em determinados momentos da nossa vida, Jesus nos diz: “mude isso; não caia mais nisso; converte-te nisso”! Por exemplo: Jesus nos diz: “não falte mais nas missas; pare de exagerar na bebida; não grite mais com a tua esposa, com o teu marido; não caia mais na pornografia, nos olhares impuros”.

Tem havido conversões na minha vida? Em que pontos precisaria me converter agora? Estou buscando esta conversão?

Neste sentido, que bonitas são as palavras de São Josemaria a este respeito:

(S 170) Converte-te agora, quando ainda te sentes jovem… Como é difícil retificar quando a alma envelheceu!

(S 838) “O senhor disse-me que se pode chegar a ser ‘outro’ Santo Agostinho, depois do meu passado. Não duvido, e hoje mais do que ontem quero esforçar-me por comprová-lo”. Mas tens de cortar valentemente e pela raiz, como o santo bispo de Hipona.

(F 112) Meu Deus, quando é que me vou converter?

(F 170) Tudo espero de Ti, meu Jesus: converte-me!

Não podemos ficar parados na vida espiritual. Temos que continuar subindo em direção ao Céu.

Lição: Lutar com todas as forças contra o pecado. Saibamos tirar todas as justificativas para continuar pecando, para continuar ofendendo a Deus. Deus é muito bom e não merece que o ofendamos, nem minimamente. Saibamos rezar também para as pessoas que estão afastadas de Deus e precisam sair desta situação e abrir o coração para Ele. Deus conta conosco para ajudá-lo a salvar todas as almas e esta tarefa é urgente, urgentíssima.

CONVERSÃO: QUANDO IREI ME CONVERTER DE VERDADE?

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo