CÉU: COMO É (1)

EVANGELHO – Jo 8, 51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: “Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte”. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”.
Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão”!
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”.
Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
é interessante, parece que os fariseus estão usando uns óculos diferente. Tudo o que Jesus diz, ao invés de acolherem a sua palavra com humildade e gratidão, levam para o lado oposto. Jesus se mostra sendo Deus e eles dizem que Ele é um demônio. O orgulho faz ver tudo distorcido. Se fazemos um favor para o orgulhoso, ele acha que estamos fazendo aquilo por interesse. Se não fazemos um favor para ele não pensar que estamos fazendo aquilo por interesse, ele acha que o estamos desprezando. Há um refrão que diz que a humildade é a verdade. É a humildade que faz-nos ver a verdade. O orgulhoso enxerga outra realidade. Peçamos a Deus que nos ajude a destruir o orgulho que ainda resta no nosso coração para que a nossa convivência com os outros seja cada vez mais agradável.

Como fizemos uma série meio “punk” sobre o Inferno, para compensar, vamos agora fazer uma série dos sonhos que é a série maravilhosa sobre o Céu.

Se o Inferno é algo indescritivelmente terrível, um tormento insano para toda a eternidade, o Céu é algo indescritivelmente maravilhoso, uma felicidade suma para toda a eternidade. E tudo depende da escolha livre do homem: seguir os mandamentos de Deus, ou seja, o caminho do amor, o caminho do bem e ir para o Céu, ou não seguir os mandamentos de Deus, ou seja, o caminho do mau, o caminho do pecado e ir para o Inferno.

Uma questão sobre o Céu que me intrigou durante vários anos foi a de que não há nenhuma descrição do Céu na Bíblia. Eu pensava: se o Céu é a meta das metas da vida humana, por que não há uma descrição detalhada sobre ele? Na Bíblia, as únicas palavras que falam dele são as palavras de São Paulo: “não olho viu, nem ouvido ouviu o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Cor 2, 9). Ou seja: não dizem nada a seu respeito.

Já que na Bíblia não fala nada, fui à procura das palavras dos santos sobre ele. Vi também que não falam nada sobre ele, apesar de terem tido visões do Céu. Por exemplo: Santa Teresa esteve uma hora vendo o Céu e quando voltou a si, não falou nada. Só disse que tudo isso aqui é palha comparado com o Céu. Vejam suas palavras.

Estando tão doente, uma noite, que me queria dispensar de ter oração, tomei um rosário para rezar… Ao cabo de bem pouco tempo sobreveio-me um arrebatamento do espírito, com tanto ímpeto, que não houve resistência possível. Parecia-me estar dentro do Céu… Contemplei coisas tão sublimes, em tão breve espaço de tempo… Quisera eu poder dar a conhecer alguma parte mínima do que entendia nessas revelações e, pensando como o poderia exprimir, reconheço que é impossível. Só a diferença entre a luz que vemos e a que então se nos representa é tal, apesar de ambas serem luz, que não há comparação. Mesmo a claridade do sol parece desbotada. Em suma, não alcança a imaginação, por mais sutil que seja…

Uma vez havia estado o Senhor assim, mais de uma hora, mostrando-me coisas admiráveis; parecia não se poder tirar do meu lado. Disse-me: “Vê, filha, o que perdem os que são contra Mim; não deixes de lhes dizer”… Depois de tais graças, quisera estar sempre junto de Vós e não tornar a viver na terra. Parece-me palha, e vejo quão baixo descemos, ocupando-nos com coisas que passam (Livro da Vida, 38).

Ou seja: nem na Bíblia, nem nos santos encontramos uma descrição detalhada do Céu. Mas por quê?

Na busca desta resposta, encontrei uma descrição maravilhosa do Céu no relato de um sonho de Dom Bosco. Por isso, vamos nas próximas homilias relatá-lo. Como já mencionei em outra ocasião, Dom Bosco diz ter tido mais de 99 sonhos reveladores, isto é, sonhos em que Deus revelou coisas a ele. Não pensem que isto é normal. O normal, diria 99,99% dos casos, o sonho não tem nada a ver com a realidade.

Lição: Jesus nos disse que devemos amá-lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa força e com todo o nosso entendimento. Muitas pessoas têm uma visão bem superficial do Inferno e também do Céu. Vamos aprofundar no conhecimento do Céu para despertar o desejo enorme de conquistá-lo.

CÉU: COMO É (1)

You may also like

BÍBLIA: PERFEIÇÃO DESTE LIVRO DE DEUS
EVANGELHO - Jo 11, 45-56 Naquele tempo: Muitos dos judeus que tinham ...
CÉU: COMO É (2)
EVANGELHO - Jo 10, 31-42 Naquele tempo: Os judeus pegaram pedras para ...
INFERNO: SUA REALIDADE (11)
EVANGELHO - Jo 8, 31-42 Naquele tempo: Jesus disse aos judeus que nele ...
INFERNO: SUA REALIDADE (10)
EVANGELHO - Jo 8, 21-30 Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: "Eu ...
INFERNO: SUA REALIDADE (9)
EVANGELHO - Jo 8, 12-20 Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: Eu ...
COMPREENSÃO: MULHER ADÚLTERA
EVANGELHO - Jo 8, 1-11 Naquele tempo: Jesus foi para o monte das ...
JESUS CRISTO: NINGUÉM JAMAIS FALOU COMO ELE
EVANGELHO - Jo 7, 40-53 Naquele tempo: Ao ouvirem as palavras de ...
INFERNO: SUA REALIDADE (8)
EVANGELHO - Jo 7, 1-2.10.25-30 Naquele tempo: Jesus andava percorrendo ...
INFERNO: SUA REALIDADE (7)
EVANGELHO - Jo 5, 31-47 Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Se eu ...
INFERNO: SUA REALIDADE (6)
EVANGELHO - Jo 5, 17-30 Naquele tempo: Jesus respondeu aos judeus: ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo