CARIDADE (13): CEDER (2)

EVANGELHO – Lc 10, 21-24

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
a Antífona de entrada da missa de hoje diz que “O Senhor virá com poder e majestade e iluminará os olhos dos seus fiéis”.

Jesus iluminará os olhos dos fiéis porque Ele é plenitude da revelação. Como dirá o Evangelho: “Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc 10,22).

Neste sentido, diz o papa Bento XVI: “Jesus não nos diz algo de Deus, não fala simplesmente do Pai, mas é Revelação de Deus, porque é Deus, e assim revela-nos o rosto de Deus”.

Dentro de poucos dias vamos comemorar o nascimento de Jesus. Que hoje seja um dia para agradecer a vinda de Jesus à terra, agradecer que tenha nos revelado verdades tão importantes para nós como o próprio mistério da Santíssima Trindade.

Na semana passada falamos sobre a virtude anexa à caridade de saber ceder. Hoje vamos falar um pouquinho mais dela, pois é uma virtude muito importante para ser vivida no dia-a-dia.

É importante agora refletir um pouco melhor sobre as questões opináveis e em como lidar com a divergência de opiniões. Penso que esta reflexão ajudará vocês.

Se olharmos para uma discussão, veremos que ela pode ser ocasionada por qualquer motivo: por gosto (gosto disso, gosto daquilo), por modo de ser (fala muito, fala pouco, mais carinhoso, menos carinhoso), por modo de fazer as coisas (fazer desse jeito, fazer daquele) etc e por divergência de ponto de vista. Vamos focar neste último motivo e na relação de um casal.

1. Em quaisquer que sejam as divergências, um princípio básico da relação matrimonial é que o primeiro bem a ser procurado, onde todos os outros ficam em segundo lugar, é a unidade, a união entre os cônjuges. Em outras palavras, o princípio básico e fundamental da convivência matrimonial é este: “tudo pela união!”

2. Nas divergências que ocorrem entre os cônjuges, algumas delas, em casos bem raros, diria 1%, estarão em jogo questões gravíssimas.

O que fazer nestes casos?

O normal será conversar calmamente sobre esta questão com o outro cônjuge para ver se há um acordo, se a outra parte consegue ver que aquilo é algo gravíssimo. Que se tenha, se possível, várias conversas sobre este assunto.

Persistindo o impasse, procurar trocar ideia com alguém alheio, idôneo e imparcial para ver se ele também vê aquilo como algo gravíssimo ou se se trata de uma impressão subjetiva.

Sendo algo gravíssimo, de fato, justifica-se, somente nestes casos, ir contra o princípio fundamental “tudo pela união”. Não se pode ceder e o que precisamos fazer é ser firmes e rezar para que o outro cônjuge enxergue esta gravidade.

3. Em outros casos, diria que 4%, as questões não são gravíssimas, mas são graves.

O que fazer nestes casos?

Ter o mesmo procedimento inicial de quando as questões são gravíssimas, procurando também a opinião de uma pessoa alheia, idônea e imparcial.

Depois, permanecendo o impasse, diferentemente das questões gravíssimas, apesar da questão ser grave, deve prevalecer na maior parte das vezes o princípio “tudo pela união”. Agindo assim, um dos dois terá que ceder.

Mas, e se ocorrer o grave mal que previa quem cedeu? Deve-se pensar que sendo apenas grave e não gravíssimo, será um mal tolerável em vista do bem da união. Ex: um exemplo de situação grave é um filho que está correndo sério risco de repetir de ano e o casal diverge se deve mudar de colégio ou não. Suponhamos que a esposa quer que o filho mude de colégio. Em prol da união familiar cede para o marido que quer que o filho continue no colégio. O filho acaba repetindo de ano. É algo sério, grave, mas não é o fim do mundo e, além de tudo, pode ser bom para o filho esta repetência.

4. No restante dos casos, diria 95%, as questões não têm tanta transcendência.

Nestes casos, deve prevalecer, sem nenhuma dúvida o princípio de “tudo pela união” e se costuma dizer que a pessoa melhor, a pessoa mais generosa, deve ceder. Não vale dizer que o outro cônjuge é melhor, é mais generoso. Nós é que temos que assumir ser o cônjuge mais generoso.

* * *

Tendo em vista estas considerações, podemos dizer o seguinte:

1. Não há conflito matrimonial se se sabe ceder em favor do outro. Como há poucas questões gravíssimas que aparecem na vida do casal, a atitude de ceder deve ser muitíssimo frequente. Isto é assim, pois a maior parte das questões são opináveis, pode-se tanto ir para um lado como para o outro.

2. Ver se não há algum defeito que está nos impedindo de ceder: egoísmo (buscar a satisfação do gosto, da vontade), orgulho (gera a tirania, gera o braço de ferro, a má competição com o outro cônjuge), insegurança (gera, entre outros defeitos, o ciúme doentio), apego às coisas terrenas, perfeccionismo (querer que o outro cônjuge seja perfeito, esteja num nível muito alto de virtude), etc.

3. O amor emperra quando ambos ou um dos dois param de ceder.

4. Saber valorizar o pequeno esforço que o outro cônjuge faz para ceder, para melhorar.

Lição: que grande virtude é saber ceder! Lembro-me de um sacerdote que dizia que é melhor errar junto do que acertar sozinho. Pensemos

CARIDADE (13): CEDER (2)

You may also like

NOSSA SENHORA: COSTUME DO SÁBADO; FÉ
EVANGELHO - Lc 6, 1-5 Num sábado, Jesus estava passando através de ...
VIRTUDES HUMANAS (20): PACIÊNCIA (10)
EVANGELHO - Lc 5, 33-39 Naquele tempo: Os fariseus e os mestres da Lei ...
APOSTOLADO: TAREFA MAIS IMPORTANTE DA VIDA
EVANGELHO - Lc 5, 1-11 Naquele tempo: Jesus estava na margem do lago ...
PECADOS: DEIXAR CRISTO ENTRAR NA NOSSA ALMA PARA CURÁ-LOS
EVANGELHO - Lc 4, 38-44 Naquele tempo: Jesus saiu da sinagoga e entrou ...
JESUS CRISTO: REVELA-SE COMO O MESSIAS EM NAZARÉ
EVANGELHO - Lc 4, 16-30 Naquele tempo: Veio Jesus à cidade de Nazaré, ...
NOSSA SENHORA: HISTÓRIA DA SALVE RAINHA
EVANGELHO - Lc 1, 26-38   Naquele tempo: O anjo Gabriel foi ...
MARTA: QUAL É A MOTIÇÃO DO MEU TRABALHO?
EVANGELHO – Lc 10, 38-42 Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e ...
CARIDADE (20): BOM-HUMOR (1)
EVANGELHO - Mt 9, 32-38 Naquele tempo: Apresentaram a Jesus um homem ...
CARIDADE (19): COMPREENDER (4)
EVANGELHO - Mt 8, 23-27 Naquele tempo: Jesus entrou na barca, e seus ...
CARIDADE (18): COMPREENDER (3)
EVANGELHO - Mt 7, 6.12-14 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
Page 1 of 25
Rolar para o topo