BÍBLIA (1): NELA SE ENCONTRA TODA A SABEDORIA DIVINA

EVANGELHO – Lc 11, 29-32

Naquele tempo: Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Numa outra ocasião fiz um comentário deste mesmo evangelho e mencionei o fato de pedirmos sinais e mais sinais para acreditarmos, quando Jesus já nos deu todos os que precisamos. O link do comentário deste Evangelho está na descrição do vídeo.

Hoje gostaria de falar sobre esta rainha do Sul que menciona Jesus: “No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”. A rainha do Sul é a rainha de Sabá que foi uma soberana do antigo reino de Sabá que, segundo alguns pesquisadores, ficava localizado na região sul da península Arábica (no atual Iêmen), próximo ao mar vermelho, entre os séculos X e XII a. C.

O livro dos Reis no capítulo 10 diz que:

* * *

A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, fez a Salomão todas as perguntas que tinha em mente. Salomão respondeu a todas; nenhuma lhe foi tão difícil que não pudesse responder. Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído, o que era servido em sua mesa, o alojamento de seus oficiais, os criados e os copeiros, todos uniformizados, e os holocaustos que ele fazia no templo do Senhor, a visitante ficou impressionada.

Então ela disse ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria é verdade.  Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza.  Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria!  Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão”.

E ela deu ao rei quatro mil e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e pedras preciosas. Nunca mais foram trazidas tantas especiarias quanto as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou e pediu, além do que já lhe tinha dado por sua generosidade real. Então ela e os seus servos voltaram para o seu país.

* * *

Vemos então através destas palavras do Livro dos Reis que a rainha de Sabá, sem ser judia, percorreu uma longa distância para ouvir a sabedoria de Salomão e ficou extasiada.

Lição: Salomão recebeu de Deus uma sabedoria que jamais houve e haverá outra igual. Se já ficamos tão impressionados com a sabedoria de uma criatura humana, imaginem a sabedoria do Criador, do próprio Deus. Que a consciência desta verdade nos leve a vencer todas as distâncias, todas as barreiras, para conseguir tempo para ler e estudar a Bíblia e assim adquirir a maior de todas as sabedorias: a sabedoria divina.

BÍBLIA (1): NELA SE ENCONTRA TODA A SABEDORIA DIVINA

You may also like

BÍBLIA (20): REI SALOMÃO (1)
EVANGELHO - Mc 10, 13-16 Naquele tempo: Traziam crianças para que ...
BÍBLIA (19): REI DAVI (2)
EVANGELHO - Jo 21, 20-25 Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de ...
BÍBLIA (18): REI DAVI (1)
EVANGELHO - Jo 16, 23b-28 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
OTIMISMO: SEU FUNDAMENTO NA FÉ (I)
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo, os dois discípulos contaram o ...
NOSSA SENHORA: FESTA DA ANUNCIAÇÃO
EVANGELHO - Lc 1, 26-38 Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por ...
ESPERANÇA (5): AMOR CARINHOSO DE DEUS
EVANGELHO - Lc 24, 35-48 Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o ...
ESPERANÇA (4): VISÃO SOBRENATURAL
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
CARIDADE: DIVISÕES NA FAMÍLIA
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
MULHERES DA BÍBLIA: A VIÚVA DE SAREPTA
EVANGELHO - Lc 4, 24-30 Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na ...
Page 1 of 22
Rolar para o topo