EVANGELHO – Mt 17, 14-20
Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água.
Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora o menino ficou curado. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”
Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha:
“Vai daqui para lá e ela irá. E nada vos será impossível”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: logo depois que Jesus se transfigurou no alto do Monte Tabor, ao descer se deparou com o que o Evangelho nos conta hoje. O pai de um rapaz que estava possuído pelo demônio se ajoelhou aos pés de Jesus suplicando que curasse o seu filho. Os apóstolos que haviam ficado no sopé do Monte Tabor estavam tentando expulsar o demônio e não conseguiam. Jesus expulsa o demônio na mesma hora e depois os apóstolos lhe perguntam porque eles não o conseguiram expulsá-lo. E Jesus lhes diz que não o conseguiram porque a fé deles era fraca. Aproveitemos esta ocasião para pedir a Deus que aumente a nossa fé que tantas e tantas vezes é vacilante.
Dando continuidade ao estudo da Bíblia, gostaria de passar um vídeo que resume em poucos minutos toda a história da salvação. Toda a lógica dos livros da Bíblia está relacionada com uma história que nós chamamos de história da salvação. É uma história que vai desde a criação do homem até a vinda de Cristo à terra. É história da salvação porque o primeiro casal humano criado por Deus já cai em pecado e, a partir daí, necessitará da iniciativa de Deus para ser perdoado. Então, os livros da Bíblia contarão esta história da salvação, entremeados de livros proféticos, profetizando hora a ruína do povo judeu, hora a sua salvação, e entremeados de livros sapienciais, que são livros que transmitem a sabedoria, a forma sábia de viver aqui na terra para conquistarmos o Céu.
Vejamos este vídeo que foi produzido por uns americanos que criaram um canal chamado Bible Project. O objetivo deste canal é produzir vídeos que expliquem toda a Bíblia. Até hoje eles já produziram vídeos de todos os livros da Bíblia e também de muitos temas relacionados com a história da salvação. Seus vídeos são muito didáticos e bem-feitos. Vale a pena conhecê-los. Vejamos este vídeo introdutório.
Lição: em poucas linhas vimos o drama que Deus deixou em nossas mãos de escolher entre o bem ou o mal, pois estamos aqui na terra para conquistar livremente o Céu. Qual caminho queremos seguir? Queremos conquistar o Céu? Então sigamos tudo o que Cristo nos ensinou sem criar uma religião à la carte, onde escolhemos o que achamos interessante e deixamos de lado o que não nos agrada, pois a religião à la carte é uma religião onde o mal acaba entrando da mesma forma. Ou seguimos o que Cristo nos ensinou, sem ressalvas, ou estaremos dizendo sim para o mal, mesmo que pensemos que não. Jesus sabe perfeitamente o caminho, pois como Ele mesmo disse, “Eu sou o Caminho”, só que este caminho não tem atalhos, nem bifurcações que levam ao mesmo destino, as bifurcações são abismos que levam à morte. E os atalhos também levam à morte. Pensemos nisso.