BATISMO: SEU VALOR

EVANGELHO – Jo 1, 29-34

Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo”. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus”!
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Continuando o Evangelho de ontem, São João Batista agora se depara com Jesus e o anuncia a todos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

Em seguida, dá o primeiro testemunho de que Jesus é o Filho de Deus: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo”. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus”!

Além de dizer que Jesus é o Filho de Deus, diz que enquanto ele batizava com a água, Jesus vai batizar com o Espírito Santo. Penso que esta é uma boa oportunidade para falar um pouco sobre o batismo.

Infelizmente, poucas pessoas sabem hoje todo o significado do batismo e pensam que se trata apenas de uma bênção de Deus.

De fato, é uma bênção de Deus, mas é muito mais do que isso!

O batizado tem dois efeitos impressionantes:

a) com o batizado, Deus passa a morar na alma da criança

Quem não gostaria de ter Deus dentro de sua alma? Todos nós gostaríamos! E o que faz o batismo é pôr Deus dentro da alma de uma criaturinha. Deus se serve do batizado para entrar em nossa alma e fazer dela a sua morada. A partir desse momento, Deus estará lá dentro 24 horas por dia, inspirando, iluminando, protegendo e, como bom artista, lapidando aquela alminha para que então comece a se parecer cada vez mais com Ele.

Sabendo disso, não é verdade que seria bom que o batismo acontecesse quanto antes?

Sabendo disso, não é verdade que, com um pouquinho de fé, não deixaríamos para o filho escolher se quer ser batizado, pois o estaríamos privando de ter Deus quanto antes no seu coração? Como dizia um bom santo, nenhum pai espera o filho crescer para decidir se dá comida a ele ou não, pois o alimento é um bem e não se questiona. Da mesma forma, com um pouquinho de fé, sabemos que Deus é um superbem e não se questiona o seu valor.

b) com o batizado, a criança se torna filha de Deus

Não só Deus passa a morar dentro da alma da pessoa batizada como ela recebe uma graça que a torna “filha de Deus”.

De certa forma, todos nós somos filhos de Deus, com ou sem o batismo. Mas o batizado faz algo diferente: com ele, Deus leva a pessoa para a sua casa. Quando ela nasce, ainda não está dentro da casa de Deus. Com o batizado, Deus a leva para a sua casa e faz uma aliança com ela, o que a faz ser parte da sua família. Essa aliança nunca mais se romperá.

Quem de nós não quer que seu filho ou sua filha sejam levados por Deus para pertencer à sua família?

Esses são os dois grandes efeitos do batismo! Essas são as duas graças do batismo! Por isso, dizemos que Cristo batizou com o Espírito Santo. Espero que a consideração desses dois efeitos leve a todos a apreciar enormemente esse sacramento e a desejar que seus filhos e os filhos dos conhecidos e amigos sejam batizados quanto antes.

Espero também que a data do batismo de cada um de vocês passe a ser um dia muito especial: o dia da entrada de Deus na própria alma (que permanecerá lá enquanto estivermos no estado de graça) e o dia da entrada na casa deste Pai tão bom que é o nosso Deus. É um dia para ser comemorado especialmente a cada ano.

BATISMO: SEU VALOR

You may also like

PROVIDÊNCIA DIVINA (5): JESUS NUNCA CHEGA TARDE: FILHA DE JAIRO E LÁZARO
EVANGELHO - Jo 6, 16-21 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (4): EXEMPLO GRÁFICO DE JESUS
EVANGELHO - Jo 6, 1-15 Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (3): PALAVRAS DE JESUS
EVANGELHO - Jo 3, 31-36 "Aquele que vem do alto está acima de todos. O ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (2): DEUS É PAI (2)
EVANGELHO - Jo 3, 16-21 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho ...
PROVIDÊNCIA DIVINA (1): DEUS É PAI (1)
EVANGELHO - Jo 3, 7b-15 Naquele tempo disse Jesus a Nicodemos: Vós ...
MISERICÓRDIA DE DEUS: FESTA DA MISERICÓRDIA
EVANGELHO - Jo 20, 19-31 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
ESPERANÇA (6): NÃO TER MEDO DE PERDER OS BENS EFÊMEROS
EVANGELHO - Jo 21, 1-14 Naquele tempo: Jesus apareceu de novo aos ...
ESPERANÇA (2): LIÇÃO DE JESUS COM MARIA MADALENA
EVANGELHO - Mt 28, 8-15 Naquele tempo: As mulheres partiram depressa ...
PÁSCOA: ESPERANÇA (1): DEUS TRANSFORMA A MORTE EM VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 1-9 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ...
Page 1 of 16
Rolar para o topo