APOSTOLADO: SUA IMPORTÂNCIA, MUDAR O MUNDO

EVANGELHO – Mt 10, 1-7

Naquele tempo: Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: “O Reino dos Céus está próximo”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
Começamos agora o capítulo 10 de São Mateus e ele recolhe no seu início uma missão que Jesus deu ao Apóstolos, assim como fez com os 72 discípulos para fazerem uma experiência da pregação da Boa Nova, do Evangelho, do anúncio da chegada do Salvador, do Messias.

A palavra apóstolo vem do grego e significa “enviado”. Esta missão que Jesus designa aos Apóstolos, Ele designa também a nós. Ele quer que cada um de nós seja um divulgador desta Boa Nova para que o mundo todo seja transformado. Graças ao trabalho dos Apóstolos, hoje o número de católicos no mundo está em torno de 1 bilhão e 200 milhões. Agora imaginem se estes católicos vivessem de verdade a fé. O que aconteceria? Simplesmente mudariam completamente o mundo. Este mundo seria como a antessala do Céu.

Sabendo que nenhum ser humano é feliz sem Deus, pois como dizia Santo Agostinho, “Criaste-nos Senhor para ti e nosso coração estará inquieto enquanto não descansar em ti”, e sabendo que o mundo pode ser completamente mudado se as pessoas abraçarem e viverem os ensinamentos de Cristo, não é verdade que isto nos anima a arregaçarmos as mangas e espalhar esta Boa Nova a toda a gente?

Fazer isto se chama fazer apostolado, isto é, falar de Deus para as pessoas, falar de Jesus, da sua vida, dos seus ensinamentos.

Alguns poderiam dizer: mas isto não é da intimidade das pessoas, da sua livre escolha? Falar de Deus não seria passar por cima disto? Não há dúvida que devemos respeitar a intimidade das pessoas, a sua liberdade, porém quando amamos as pessoas e aconteceu-nos algo muito bom, é natural querer contar esta notícia às pessoas sabendo que elas também vão se alegrar com isto. Nós dizemos que o bem é difusivo, isto é, que está no íntimo do nosso ser comunicar as coisas boas às pessoas que conhecemos. Se encontramos o caminho da felicidade, queremos comunicar este caminho a todas as pessoas. E Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, como Ele mesmo nos disse. E disse isto a todos nós, sem nenhuma exceção. Todos procuram um caminho; e Cristo é o Caminho. Todos procuram a verdade, onde está a verdade, o que é certo, o que é errado; Cristo é a Verdade. Todos procuram a felicidade, a alegria, a felicidade infinita. E Cristo é a Vida, é a Felicidade.

Na homilia de amanhã falarei mais do apostolado, da sua importância, de como podemos fazê-lo com amor, com delicadeza como Cristo ao longo da vida pública.

Lição: Entendermos este chamado de Jesus ao apostolado e que ele seja o transbordar do nosso amor por Ele. Um amor tão grande, tão grande que nos dá uma vontade de pegar um megafone e proclamá-lo a todos os ventos.

APOSTOLADO: SUA IMPORTÂNCIA, MUDAR O MUNDO

You may also like

SÃO BARNABÉ: SEGUIR SEU EXEMPLO
EVANGELHO - Mt 10, 7-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus ...
SÃO JOSEMARIA: SUA MENSAGEM TRANSFORMADORA (8) – O QUE É A SANTIDADE
EVANGELHO - Mt 5, 1-12 Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ...
SANTÍSSIMA TRINDADE: AMAR CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS
EVANGELHO - Mt 28, 16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ...
NOSSA SENHORA: DOR DIANTE DO SEU FILHO MORTO
EVANGELHO - Mt 28, 1-10 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia ...
CONFISSÃO: MELHOR PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA
EVANGELHO - Mt 26, 14-25 Naquele tempo: Um dos doze discípulos, ...
DOMINGO DE RAMOS: COMEÇA A SEMANA
EVANGELHO – Mt 26, 14 – 27,66 Hoje o Evangelho é bastante longo, pois ...
SÃO JOSÉ: NOSSO PAI, SUA SANTIDADE
EVANGELHO – Mt 1, 16.18-21.24a Jacó gerou José, o esposo de Maria, da ...
PERDÃO: CAMINHOS PARA ELE
EVANGELHO - Mt 18, 21-35 Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e ...
SALVAÇÃO: DOLOROSO APELO DE JESUS
EVANGELHO - Mt 21, 33-43.45-46 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos ...
Page 1 of 23
Rolar para o topo