NOSSA SENHORA: LOURDES, MOTIVO DESTA APARIÇÃO

EVANGELHO – Mc 7, 1-13

Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.
Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”
Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.
De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos”. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: “Honra teu pai e tua mãe”. E ainda: “Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer”. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: “O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus”. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
neste dia de Nossa Senhora de Lourdes, gostaria de citar umas palavras tocantes de Nossa Senhora que estão no livro do Padre Gobbi, onde ela diz o motivo destas aparições, o motivo também da fonte de água que começou a brotar lá. Veremos que o foco principal desta aparição é a preocupação de Nossa Senhora pela situação de pecado que está o mundo e da importância urgente de purificação de cada um de nós dos nossos pecados que é a causa de grande dor para Jesus, para ela e de grande mal no mundo. A água simboliza a purificação do pecado. E pelo pecado é que Nossa Senhora apareceu como Imaculada Conceição, como sem mancha de pecado. Vejamos.

* * *

11 de fevereiro de 1977

Festa de Nossa Senhora de Lourdes

“Olhai, filhos prediletos, para a vossa Mãe do Céu que aparece na terra, na pobre gruta de Massabielle.

Deveis olhar mais para a vossa Mãe Imaculada. Deveis acreditar mais nesta minha aparição.

Venho do Céu para vos indicar o caminho a seguir: o caminho da oração e da penitência. Venho do Céu para vos dar, meus filhos doentes, o remédio de que tendes necessidade para vos curar: ide lavar-vos na fonte.

Lavai-vos na fonte da água viva que brota do Coração transpassado do meu Filho Jesus e que a Igreja ainda hoje vos dá por meio dos Sacramentos, especialmente o da Confissão.

Lavai-vos frequentemente nesta fonte porque tendes necessidade para vos purificar do pecado e para vos curar das feridas que o mal deixa na vossa existência.

Lavai-vos nesta fonte para vos tornardes cada vez mais puros. A vossa Mãe Imaculada, filhos prediletos, cobre-vos com o seu manto de céu e ajuda-vos docemente a viver a virtude da pureza.

Quero-vos puros de mente, de coração, de corpo.

(Agora Nossa Senhora vai falar da pureza da mente)

Antes de mais nada, deveis ser puros de mente.

Com o pensamento, deveis procurar e cumprir só a Vontade do Senhor. A vossa inteligência deve ser toda oferecida para receber a sua Luz. Não a mancheis com o apego ao vosso modo de pensar, ao modo com que hoje pensa a maior parte dos homens. Não ofusqueis a Verdade com o erro. O meu adversário vos seduz, hoje mais do que nunca, com o orgulho para corromper esta vossa pureza de mente, a única que vos permite acolher com humildade a Palavra de Deus e vivê-la. Depois, através da corrupção que se alastra e da imoralidade que é incitada e exaltada pelos meios de comunicação, tenta corromper a vossa castidade nos pensamentos. Fechai os vossos olhos do corpo a este mal e a vossa alma abrir-se-á para acolher a minha puríssima luz.
Só quem é casto de mente é que se pode manter ainda íntegro e forte na fé. Percorrei assim os caminhos deste mundo corrompido para difundir só a minha luz de Céu e dai aos meus numerosos filhos, que todos os dias se deixam seduzir pelo erro, o bom exemplo de permanecer firmes na verdade da Fé.

(Agora Nossa Senhora vai falar da pureza do coração)

Quero-vos puros de coração para serdes verdadeiramente capazes de amar. O vosso amor deve ser sobrenatural e divino. Todo o apego desordenado a vós próprios ou às criaturas ofusca a sua pureza interior. Deveis amar o meu Filho Jesus e as almas por amor a Ele. Pode-se amar o próximo e não amar a Deus? Hoje há esta tendência tão falsa e difundida, mesmo entre muitos dos meus filhos: procurar amar o próximo prescindindo de Deus. Sempre podeis fazer o bem, ajudar o vosso próximo. Mas para que o vosso amor seja amor sobrenatural e perfeito, ele deve vir de Deus. Amai a Santíssima Trindade com o Coração do meu Filho Jesus e amai-vos uns aos outros como Ele vos amou. Assim o vosso amor será cada vez mais puro e sereis capazes de querer o verdadeiro bem dos vossos irmãos.

Só quem é casto de coração se pode abrir a uma grande capacidade de amor e viver a virtude da caridade. Ainda hoje são os puros de coração que podem ver a Deus e, na sua Luz, compreender e amar todos os homens.

(Agora Nossa Senhora vai falar da pureza do corpo)

Quero-vos puros de corpo. Vós fizestes a oferta da vossa castidade a Deus. Esta é a virtude que deveis viver com particular consciência. Hoje torna-se para vós difícil de conseguir, por causa dos erros que se difundem cada vez mais (…) Voltai a ser puros de corpo, porque um dia ele ressuscitará espiritual e purificado, para gozar da luz e da vida de Deus. O destino do vosso corpo não é o sepulcro, onde ele será deposto para se corromper, mas sim o Paraíso, onde entrará ressuscitado, para poder viver para sempre. E sobretudo com esta vossa castidade que podeis hoje testemunhar a esperança do Paraíso que vos espera.

Hoje, a vossa Mãe Imaculada chama-vos todos a ser castos de mente, de coração e de corpo, para viver a virtude da fé, da caridade e da esperança.

Assim, será ainda Jesus que, em vós ama e salva os seus e vossos irmãos”.

Lição: como são bonitas e profundas estas palavras de Nossa Senhora. E ainda mais relacionar a castidade da mente com a fé, a castidade do coração com a caridade e a castidade do corpo com a esperança, é maravilhoso. Nunca vi alguém fazer esta associação. Vale a pena ouvir várias vezes estas palavras para tirar todos os seus frutos.

NOSSA SENHORA: LOURDES, MOTIVO DESTA APARIÇÃO

You may also like

SÃO FREI DAMIÃO: UM SANTO INCRÍVEL
EVANGELHO - Mc 8, 34 - 9, 1 Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com ...
FÉ: SEU VALOR
EVANGELHO - Mc 8, 27-33 Naquele tempo, Jesus partiu com seus ...
DOUTRINA CATÓLICA (32): MANDAMENTOS (6)
EVANGELHO - Mc 8, 22-26 Naquele tempo, Jesus e seus discípulos ...
CARIDADE (27): BOM HUMOR (8)
EVANGELHO - Mc 8, 14-21 Naquele tempo: Os discípulos tinham se ...
VIDA DE JESUS (7): ÚLTIMOS DIAS (1)
EVANGELHO - Mc 8, 1-10 Naqueles dias, havia de novo uma grande ...
MARCELO CÂMARA: EXEMPLO DE UMA VIDA SANTA (3)
EVANGELHO - Mc 7, 31-37 Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de ...
MARCELO CÂMARA: EXEMPLO DE UMA VIDA SANTA (2)
EVANGELHO - Mc 7, 24-30 Naquele tempo: Jesus saiu dali e foi para a ...
DOUTRINA CATÓLICA (31): MANDAMENTOS (5)
EVANGELHO - Mc 7, 14-23 Naquele tempo: Jesus chamou a multidão para ...
FÉ: JESUS CONTINUA FAZENDO MILAGRES
EVANGELHO - Mc 6, 53-56 Naquele tempo: Tendo Jesus e seus discípulos ...
VIDA DE JESUS (6): ALGUNS TRAÇOS DA SUA DOUTRINA (1)
EVANGELHO - Mc 6, 30-34 Naquele tempo: Os apóstolos reuniram-se com ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo