EVANGELHO – Mt 19, 13-15
Naquele tempo: Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”.
E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: Uns dias atrás lemos o capítulo 18 do Evangelho de São Mateus e lá Jesus chamou uma criança e disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus.
No Evangelho de hoje, Cristo faz algo semelhante, aproveitando esta ocasião em que as mães estavam levando as crianças para Jesus abençoá-las. Na cabeça dos discípulos, essas mães estavam atrapalhando a missão de Nosso Senhor. E qual é a reação de Jesus? Ele não só não as afasta, como se serve deste episódio para lembrar mais uma vez que para entrarmos no Céu precisamos ser puros como as crianças e, por isso, diz que delas é o Reino dos Céus.
O que significa ser puro como as crianças? Significa não ter malícia. As crianças não sabem dissimular. Elas são o que são. E, enquanto não têm o uso de razão, elas não têm maldade, elas não têm intenções distorcidas.
Na vida espiritual, a pureza, apesar de estar relacionada a esta ausência de maldade, nós atribuímos à virtude ligada à sexualidade. Não sei qual é a origem desta ligação entre a virtude da santa pureza com a sexualidade, mas talvez seja porque a desordem na sexualidade seja uma das maiores impurezas humanas.
E em que consiste a virtude da pureza? Consiste em ver ou pensar ou tratar uma pessoa como pessoa e não como um objeto de prazer. A malícia está justamente em transformar uma pessoa em objeto de prazer. Deus vê cada filho seu como uma pessoa, com toda a sua dignidade. E nos trata desta forma. E nos ama de modo puro, perfeito. O amor puro, perfeito, verdadeiro, pressupõe tratar uma pessoa com toda a sua dignidade.
Infelizmente o mundo hoje está de cabeça para baixo. As próprias pessoas hoje se vestem e se portam como objetos de prazer. E as pessoas hoje não percebem que isto leva a uma degradação enorme da sociedade, pois a partir do momento em que as pessoas se vestem como objetos de prazer ou tratam os outros como objetos de prazer, uma avalanche de coisas ruins vêm como consequência. Por exemplo:
– vai desaparecendo o respeito entre as pessoas;
– a sociedade se animaliza;
– o amor, que é esta realidade tão bela, entre seres humanos, vai deixando de existir;
– um egoísmo gigantesco vai brotando no coração das pessoas;
– a traição passa a ser uma pandemia, pois o que se quer é o prazer e não o amor;
– a família vai sendo minada na sua base, pois sua base é o amor e ele vai desaparecendo; cada vez menos pessoas vão sonhando em formar uma família, mas apenas relações fugazes;
– vai desaparecendo o desejo de se comprometer com uma pessoa e, menos ainda, para o resto da vida;
– a sociedade vai se tornando mais violenta por se tornar mais animalizada e com menos amor
– o ser humano vai se tornando incapaz de olhar para outro com amor etc, etc.
Poderíamos falar de inúmeras outras consequências, mas acho que com estas poucas palavras dá para se entender a destruição que é gerada quando se trata uma pessoa como objeto de prazer.
Agora pensem em toda a sensualidade que está nas fotos das mídias, em todos os vídeos pornográficos e séries que circulam entre as pessoas e veremos para onde está indo a sociedade.
Como Deus nunca erra, Ele nos propõe o sexto e nono mandamentos, Ele nos propõe sermos como as crianças, Ele nos propõe a Bem-Aventurança dos Puros de Coração, ele nos propõe a virtude da santa pureza.
Lição: Irmos na frente vivendo a virtude da santa pureza e mostrar às pessoas a sua importância e toda a destruição que é gerada ao não vivê-la.