MARTA E MARIA: A BUSCA DO ÚNICO NECESSÁRIO

EVANGELHO – Lc 10, 38-42

Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus:
o Evangelho da Missa de hoje narra a chegada de Jesus com os seus discípulos à casa de uns amigos, Marta, Maria e Lázaro, em Betânia. Estava a caminho de Jerusalém e deteve-se nessa cidade, situada a uns três quilômetros de Jerusalém. Na casa dos três irmãos, que Jesus amava de todo o coração, encontrou Ele a acolhida e o repouso necessários para descansar depois de uma longa jornada; ali sentia-se muito à vontade: tratavam-no bem e sempre o recebiam com alegria e afeto.

Nesse clima de confiança, as duas irmãs movem-se com naturalidade e simplicidade, e manifestam atitudes diversas. Marta afadigava-se na contínua lida da casa; devia ser a mais velha e foi ela quem se ocupou com todo o esmero de atender o Senhor e os que o acompanhavam. O trabalho devia ser abundante; atender um grupo tão numeroso, sobretudo tendo-se apresentado de improviso, não era tarefa fácil. E Marta, que desejava recepcionar dignamente o Senhor, ocupava-se com eficiência em preparar o necessário.

Sabemos que, num determinado momento, perdeu a paz e afligiu-se. Maria, pelo contrário, estava sentada aos pés do Senhor, escutando as suas palavras, alheia aos preparativos do almoço. “Marta, diz um autor espiritual, no seu empenho em preparar para o Senhor a refeição, andava ocupada numa multiplicidade de afazeres. Maria, sua irmã, preferiu que fosse o Senhor a dar-lhe de comer. Esqueceu-se de sua irmã e sentou-se aos pés do Senhor, onde, sem fazer nada, escutava as suas palavras”.

Jesus respondeu afetuosamente a Marta: “Marta, Marta, tu te afadigas e te inquietas por muitas coisas. Mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”. Foi como se lhe tivesse dito: “Marta, andas ocupada em muitas coisas, mas estás esquecendo de mim; dedicas a muitos afazeres, mas estás descuidando o essencial: a união comigo, buscar o meu amor. Essa inquietação e esse corre-corre não podem ser bons quando te fazem perder a minha presença enquanto trabalhas, embora o trabalho seja em si mesmo bom e necessário. Não esqueças do único necessário”.

Quantas vezes Jesus poderia dirigir-nos essa mesma censura carinhosa! Estarmos fazendo muitas coisas boas, mas esquecendo-nos do essencial. Fomos feitos para amar a Deus e se não vamos atrás deste fim, sentimos, mais dia, menos dia, um grande vazio.

Renovemos o propósito hoje de nunca esquecermos do único necessário: ir atrás do amor a Deus. E, para isso, colocarmos todo o empenho por não descuidar nossas orações diárias, não deixar que o trabalho nos impeça de fazer estas orações e colocar todo o empenho por fazer do trabalho uma ocasião para amar a Deus e servi-lo e não uma mera busca de sonhos humanos que não preenchem o nosso coração. Fazemos do trabalho uma ocasião para amar a Deus oferecendo-o a Deus e procurando fazê-lo com perfeição. Fazemos do trabalho uma ocasião para servi-lo, sentindo alegria em oferecer à sociedade um bem que lhe é útil e ajudando os colegas de trabalho em suas necessidades físicas e espirituais e enchendo-os de alegria.

MARTA E MARIA: A BUSCA DO ÚNICO NECESSÁRIO

You may also like

SÃO JOÃO BATISTA: SUA VIDA
EVANGELHO - Lc 1, 57-66.80 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, ...
JESUS CRISTO: É REALMENTE O PRÓPRIO DEUS
EVANGELHO - Lc 9, 18-24 Certo dia: Jesus estava rezando num lugar ...
ASCENSÃO DO SENHOR: MISSÃO DE EVANGELIZAR
EVANGELHO - Lc 24, 46-53 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ...
NOSSA SENHORA: LIÇÃO DE SERVIÇO, FÉ E GRATIDÃO
EVANGELHO - Lc 1, 39-56 Naqueles dias, Maria partiu para a região ...
ESPERANÇA (4): FUNDAMENTO DA ESPERANÇA
EVANGELHO - Lc 24, 13-35 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois ...
JESUS CRISTO: SUA PAIXÃO
EVANGELHO - Lc 24, 1-12 No primeiro dia da semana, bem de madrugada, ...
INFERNO: SUA REALIDADE (4)
EVANGELHO - Jo 4, 43-54 Naquele tempo: Jesus partiu da Samaria para a ...
AMOR A DEUS: E A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32 Naquele tempo: Os publicanos e pecadores ...
HUMILDADE: RECONHECER OS NOSSOS PECADOS
EVANGELHO - Lc 18, 9-14 Naquele tempo: Jesus contou esta parábola para ...
INFERNO: SUA REALIDADE (2)
EVANGELHO - Lc 11, 14-23 Naquele tempo: Jesus estava expulsando um ...
Page 1 of 33
Rolar para o topo