EVANGELHO Mt 9, 9-13
Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.
Aprendei, pois, o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor
Olhar para Jesus: gostaria de falar hoje sobre a santa de hoje, Santa Isabel de Portugal. É interessante conhecer a vida de um santo que foi rei ou rainha, pois, tendo tudo para se prenderem aos bem terrenos e à fama, souberam renunciar estes e outros bens para buscarem outro reino que é o Reino dos Céus. Vamos ver o vídeo a seguir para conhecer um pouquinho da sua vida.
* * *
Lição: que bonito é o comentário do autor do vídeo, que está no canal “Leitura Complementar”, ao dizer que a verdadeira realeza reside no coração do homem. De fato, Santa Isabel de Portugal tornou-se muito mais nobre ao seguir os passos de Cristo, deixando uma marca muito mais profunda e perene do que se tivesse vivido apenas uma realeza terrena. Se fosse esta a sua realeza, seria apenas mais uma rainha. Mas, como foi santa, passou a ser uma estrela que brilha nos nossos corações, refletindo a imagem de Cristo e mostrando ao mundo que dar a vida pelo próximo é muito mais nobre e dá muito mais alegria do que possuir fama e bens terrenos. Será que eu estou seguindo o caminho desta grande rainha?