CÉU: AMAR CRISTO PARA CONQUISTÁ-LO

EVANGELHO – Jo 14, 1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor

Olhar para Jesus: Jesus, como um bom Pai, ou um bom Irmão, quer acalmar o nosso coração diante das dificuldades desta vida. E há um grande desafio que é a conquista do Céu, a salvação eterna.

E para acalmar o coração dos seus discípulos lhes diz que na casa do seu Pai há muitas moradas. Isto é: não é tão difícil conquistar o Céu. E qual é o segredo? É o que Jesus vai responder no final deste Evangelho: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

É como se Jesus dissesse: venha comigo, me siga!!! Foi o que os Apóstolos e os discípulos fizeram.

Eles eram grandes coisas? Não. Eram bem “fajutinhos”. É o que São Josemaria dizia no seu livro “Cristo que passa”:

Aqueles primeiros apóstolos – que me inspiram grande devoção e carinho – eram bem pouca coisa, segundo os critérios humanos. Quanto à posição social, com exceção de Mateus – que certamente ganhava bem a vida e que deixou tudo quando Jesus lho pediu -, eram pescadores: viviam do dia a dia, labutando até de noite para poderem conseguir o seu sustento.

Mas a posição social é o que menos importa. Não eram cultos, nem sequer muito inteligentes, pelo menos no que se refere às realidades sobrenaturais. Até os exemplos e as comparações mais simples eram para eles incompreensíveis, e recorriam ao Mestre: Senhor, explica-nos a parábola. Quando Jesus, servindo-se de uma imagem, alude ao fermento dos fariseus, imaginam que os está recriminando por não terem comprado pão.

Pobres, ignorantes. E nem sequer simples, abertos. Dentro das suas limitações, eram ambiciosos. Discutem muitas vezes sobre qual deles será o maior quando, segundo a sua mentalidade, Cristo instaurar na terra o reino definitivo de Israel. Discutem e exaltam-se durante esse momento sublime em que Jesus está prestes a imolar-se pela humanidade: na intimidade do Cenáculo.

Fé, pouca. O próprio Jesus Cristo o diz. Viram-no ressuscitar mortos, curar toda a espécie de doenças, multiplicar o pão e os peixes, acalmar tempestades, expulsar demônios. (…)

Mas será que aqueles homens de pouca fé sobressaíam talvez pelo seu amor a Cristo? Não há dúvida de que o amavam, pelo menos de palavra. (…) São homens comuns, com defeitos, com fraquezas, com a palavra mais fácil que as obras. E, entretanto, Jesus chama-os para fazer deles pescadores de homens, co-redentores, administradores da graça de Deus. (É Cristo que passa, 2)

E é interessante o que São Josemaria vai dizer a este respeito no livro “Caminho”:

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples…, transparentes. Tu também tens misérias patentes e inegáveis. – Que bom seria se não te faltasse a simplicidade. (Caminho, 932)

Podemos dizer, numa palavra, que os Apóstolos e os discípulos amavam Jesus. No fundo, este é o segredo para conquistar o Céu. Amar Jesus, amá-lo de verdade. E, uma consequência que virá daí é lutar decididamente contra todo o pecado.

Lição: Queremos ganhar o Céu? Amemos de verdade Jesus Cristo. Que Cristo seja uma Pessoa, pois realmente o é. Que não seja uma ideia ou um conjunto de obrigações.

CÉU: AMAR CRISTO PARA CONQUISTÁ-LO

You may also like

CRUZ: FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
EVANGELHO - Jo 3, 13-17 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: ...
COMUNHÃO: COMEMOS O CORPO DE CRISTO
EVANGELHO - Jo 6, 60-69 Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, ...
SÃO BARTOLOMEU: EXEMPLO DE SINCERIDADE
EVANGELHO - Jo 1, 45-51 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ...
EUCARISTIA: ALIMENTO DA VIDA ETERNA
EVANGELHO - Jo 6, 41-51 Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar ...
EUCARISTIA: JESUS É O PÃO DA VIDA
EVANGELHO - Jo 6, 24-35 Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus ...
OTIMISMO: DEUS PODE TUDO, MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES
EVANGELHO - Jo 6, 1-15 Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do ...
SÃO TOMÉ APÓSTOLO: SUA VIDA
EVANGELHO - Jo 20, 24-29 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, ...
JESUS CRISTO: SEU SAGRADO CORAÇÃO
EVANGELHO - Jo 19, 31-37 Os judeus temeram que os corpos ficassem na ...
NOSSA SENHORA: MÃE DA IGREJA
EVANGELHO - Jo 19, 25-34 Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, ...
ESPÍRITO SANTO: FESTA DE PENTECOSTES
EVANGELHO - Jo 20, 19-23 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da ...
Page 1 of 21
Rolar para o topo